Review: Aprendizados, de Gisele Bündchen

Lições com um pouco de biografia 



Gisele Bündchen é mais que uma modelo estereotipada, como aquelas mulheres extremamente magras, esnobes, supérfluas e sem conteúdo.

É uma Uber Model que começou a trabalhar aos 14 anos e hoje tem seu próprio império construído através de sua personalidade forte, habilidade com negócios e ainda fala 4 línguas. 

O livro conta parte das vida da autora, mas é focado principalmente nas lições aprendidas pela mesma, tais como: 

- disciplina: é de invejar a determinação dela ao se transformar no que é hoje num universo da moda cheio de modelos da mesma idade dela, no início de carreira principalmente, com 14 anos, se entregando ás drogas, bebidas e festas. Conquistar a liberdade financeira tão jovem como ela fez, não é para todos.

- qualidade dos relacionamentos: é linda a relação que ela apresenta com sua família e com suas 5 irmãs, histórias de família, e sua ligação com sua cachorrinha Vida (confesso que chorei nessa parte).

- poder das palavras e pensamentos: é interessante ler que ela não se achava bonita quando começou a ser modelo, e muitos ao redor dela também não, foi a força dos pensamentos e das palavras que a levantou nesses momentos, linda a frase que seu pai lhe fala quando todos ao redor parecem criticar sua aparência.  

- natureza: foca em sua conexão com a natureza muito mais do que com as grandes cidades e correrias, a Uber Model é embaixadora da boa vontade da ONU, já participou de campanha da ONU para salvar tartarugas marinhas, para ajudar a eliminar sacolas plásticas do mundo, faz parte do conselho de diretores da Rainforest Alliance, ONG sem fins lucrativos dedicada à conservação das florestas tropicais e tem um projeto no sul do país, na sua cidade natal chamado Água Limpa. 

- cuidar do corpo: sim, pode ter inveja, ela comia junk food no início, fumava, até começar a ter problemas de saúde e ataques de pânico, que a levaram a mudar seus hábitos alimentares e de vida, conheceu a Yoga, que transformou sua forma de ver a vida e tem pessoas para preparar suas comidas e de sua família, tudo natural e orgânico, mas não vegetarianos.

Não coloquei todos os capítulos e sim, apenas um resumo do livro, é bem interessante, de leitura rápida e transformadora sim, mesmo que você tenha algum preconceito com o mundo da moda e toda a sua futilidade e poluição produzida. 

Gisele parece ser um ser humano muito forte, sabe o que quer e conquista o que quer com uma energia e determinação sobrehumana, mas ao mesmo tempo entendo que é o que é hoje por causa de sua família, seus ensinamentos e ligações foram muito fortes, sofrer bullying na adolescência a marcou muito também e mesmo em meio a tanto luxo, mantém um estilo de vida simples (não barato), alcançando o topo com inteligência e personalidade.

No final do livro você se sente meio: "Cara, com 14 anos não tinha a mínima noção de nada" ou, "queria ter um pouco dessa determinação". Mas quer saber? Você pode! Você pode não ter nascido para ser top model (ela queria ser veterinária ou jogadora de vôlei) , mas nasceu para ser um estudante brilhante, uma médica, veterinária, ajudante, servidor público, esposa, mãe, irmã, amiga. Seja quem você é, em sua totalidade, e com excelência. Faça suas escolhas e dê o melhor de si, pois o que importa nem sempre é sua conta, mas seu nível de satisfação, uma coisa não anda ligada á outra.

Boa leitura!

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Level 10 life

Level 10 Life é uma forma de você viver um nível 10 em sua vida, em 10 áreas especificamente: Família e amigos, desenvolvimento pessoal, es...