Maravilhosa Graça [Philip Yancey]

Para quem quer leitura transformadora



Gosto de muitos, mas se há um livro que vou levar para toda minha vida, que transformou minha forma de ver o mundo e pensar foi Maravilhosa Graça, do Philip Yancey. Ouvimos muitas vezes a palavra 'graça', e geralmente ligamos apenas com 'favor imerecido', mas este livro traz a ideia central estonteante: a verdadeira graça é chocante e escandalosa.

Quem vive desde cedo num ambiente de igreja principalmente, sente o quanto o texto é revelador, como somos preconceituosos e nos afastamos da verdadeira intenção de Cristo para a igreja nesse mundo. Repelimos ao invés de atrair.

O autor cresceu numa igreja ultra tradicional, racista, numa palestra ele conta que seu pai estava no hospital á beira da morte e os membros da igreja resolveram tirar os aparelhos do enfermo pois afirmavam que aquilo não era preciso e que Deus o curaria. O pai de Philip morreu, não que Deus não pudesse curá-lo, mas mostra o tipo de costume humano de esquecer que Deus também usa a ciência, a razão e a inteligência são presentes dEle para a humanidade.

Não se trata de mera tolerância, mas de graça, totalmente permeada em amor, recebendo toda e qualquer pessoa que se achegue e falar sim a verdade, não aceitar uma atitude pecaminosa, mas dizer em amor, tratar em amor.

Os tempos são difíceis. Cada escândalo, mau testemunho, costumes humanos, repressão odiosa por parte de membros de igrejas só tem servido para afastar mais ainda aqueles que nunca [sim, existem aqueles que NUNCA] ouviram sobre o amor de Deus. E são muitos, a ponto de passarem a odiar qualquer referência a 'crentes'. Falha nossa e de mais ninguém.

Falta comunicação, compreensão, mansidão..e mais que tudo, falta a demonstração da graça, que recebemos a cada dia, e esquecemos de passá-la adiante. Não somos deuses, nem juízes, não foi esta a missão dada aos cristãos, porém são estas as assumidas.

Como a história do devedor perdoado que quando chegou na hora de também perdoar uma dívida, foi cruel, esquecendo a demonstração de graça dada a ele.

Concordando ou não, é uma boa leitura. Que sejamos livres de toda a sombra medieval e abramos os olhos para os que se afastam por falta de uma boa comunicação de fé. Não consigo me recordar de uma só vez em que Jesus tivesse falado de forma rude com aqueles que o ouviam, fossem prostitutas, adúlteros, viciados.. Cristo só levantava a voz, quase que com desdém, para os fariseus, saduceus..

Só há uma forma de nos vermos, e a forma que somos diante de Deus depois de ler esse livro: pequenos em todos os aspectos.

Boa leitura! ☕📖

4 comentários:

  1. Philip Yancey é um dos meus autores preferidos pra sempre. Ele e Max Lucado tem uma forma de mostrar a graça de Deus, de uma forma tocante e emocionante. Estou lendo um do Max, Na Jornada com Cristo, que é ótimo e as vezes me pego chorando sozinha, haha. Já leu "Pra que serve Deus?" do Philip? É ótimo. Comprei Maravilhosa Graça, mas tive que emprestar pra alguém que estava precisando de modo que ainda não li. Mas depois desse texto vou correr pra pegá-lo de volta de devorá-lo, rs.
    amei o texto.
    Beeijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ananda, que bom que gostou do texto =]
    E com certeza já vou em busca desse "Pra que serve Deus", valeu pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uma palavra para Philip Yancey: fenomenal!!!!!
    Depois que li 'Maravilhosa Graça' fui nocauteado com uma revelação da graça de Deus que nunca, nunca, nunca havia aprendido em igreja alguma. Na verdade, se não tomarmos cuidado com determinados ensinos que estão sendo propagados ultimamente, podemos correr o risco de nos tornarmos 'pugilistas' cristãos, 'boxeadores' cristãos, 'atiradores de elite' cristãos, 'assassinos' ( figuradamente ) cristãos... menos SERVOS cristãos.O pessoal, hoje em dia, tem imitado a Cristo muito bem, mas apenas o Cristo "brigão" daquela passagem do evangelho onde ele expulsa os camelôs do templo usando a força. Tenho certeza que a igreja protestante/evangélica precisa urgentemente de uma REFORMA. Excelente texto, parabéns. Paz!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Betto Coutinho, uma nova reforma seria bem-vinda.
    Obrigada!
    Paz!

    ResponderExcluir

Level 10 life

Level 10 Life é uma forma de você viver um nível 10 em sua vida, em 10 áreas especificamente: Família e amigos, desenvolvimento pessoal, es...