A história do perfume mais famoso do mundo
Gabrielle Coco Chanel foi uma personalidade única, gênio, estava além de sua época, por causa dela usamos os cabelos mais curtos, usamos calças (ela foi a primeira a produzir calças para mulheres), era o símbolo da mulher independente, e isto em plenos anos 20.
Seu início foi trágico, mas seu fim, glorioso (e solitário). Foi entregue a um orfanato de freiras quando sua mãe morreu e seu pai sumiu (talvez daí seu fetiche por preto e branco e toda a elegância da simplicidade), se apresentava num cabaré, até conhecer seu salvador, mas ele não sabia que o seria. Dizem que ela simplesmente apareceu e ficou em sua propriedade onde conheceu seu grande amor, Arthur Capel, que financiou sua primeira loja de chapéus. Mais tarde Coco lhe pagou esse valor, para afirmar sua independência.
Seus designs simples e elegantes contrapuseram a extravagancia dos vestidos enormes sobre corseletes apertados e chapéus que pareciam pneus. Chanel sabia como conquistar a elite, e o fez com presteza.
O livro romanceia a vida de Chanel do período da morte de seu grande amor, Capel, e tempos depois com o affair com o Grão-Duque Dimitri Romanov. Capel teria servido de inspiração para um perfume que cheirasse a amor, e Dimitri, um caminho pelo qual ela conheceu um grande perfumista que a ajudou na criação da fragrância mais famosa do mundo.
É um romance gostoso de ler, nos prende a cada capítulo belamente escrito, é bem leve de se ler. A realidade foi diferente, Chanel vivia a vida com total liberdade, drogas, casos complicados, Capel era casado, Dimitri era bissexual e dizem, assassino de Rasputin, mais tarde entra em cena um agente de inteligência alemã nazista, que trouxe um pouco de desgraça á sua imagem, mas sua arte a fez sair incólume deste episódio.
O Chanel número 5 foi lançado em 1921, é um bouquet floral que exalta a rosa de maio e o jasmim de Grasse (uma região da França), foi o primeiro perfume a usar aldeídos (notas sintéticas que realçam o aroma dos ingredientes) em sua composição e desde seu lançamento continua na ativa, graças aos donos da Casa Chanel, os irmãos Wertheimer (dos quais Chanel tentou obter de volta os direitos nos fins dos anos 50 sob a cláusula de que judeus não poderiam ser donos de empresas), hoje ao preço de R$680,00 por 50ml da fragrância que de acordo com Chanel, tem 'o cheiro da mulher'.
Até no frasco ela foi revolucionária, realmente, um desejo de perfume:
Os perfumes tinham frascos complexos, decorados |
Chanel apresentou um conceito simples, clássico, eterno. |
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